sábado, 16 de junho de 2012

Os símbolos das Santas Missões em Taperuaba


OS SÍMBOLOS DAS SANTAS MISSÕES EM TAPERUABA
            No dia vinte e três de março de 2009, às 18h30 ao chegar no Distrito e Comunidade de Taperuaba para o início de um trabalho Pastoral, eu Pe. Antônio Denilson de Sousa, na época, recém-ordenado Diácono da Igreja, em meu discurso inicial dizia: “Queremos fazer de nossa Área Pastoral uma Igreja em missão”. Depois, tendo sido ordenado padre no dia 11 de julho do mesmo ano, falei: “Queremos fazer de Taperuaba uma paróquia em Missão”. Hoje, definitivamente, posso falar com propriedade que a Igreja dedicada a Nossa Senhora do Carmo está em “estado de missão”.
            No início do ano de 2012 quando realizávamos a nossa Assembleia paroquial, decidimos em comunidade que faríamos deste ano um período especial dedicado ao trabalho missionário. Nossa motivação maior se deu por causa da experiência de fé e histórica que iremos vivenciar e celebrar no dia 11 de novembro deste ano de 2012. A primeira capela, hoje matriz, estará completando 100 anos da sua primeira construção; por isso, decidimos celebrar os 100 anos de evangelização em Taperuaba. Fique claro que não estamos celebrando cem anos de paróquia, afinal, nossa paróquia fará três anos no dia 16 de julho deste ano, mas, celebramos o trabalho missionário e evangelizador que se deu há muito tempo. Diante da decisão de fazermos deste ano um tempo missionário, temos realizado os Sábados Santos Missionários, onde aos sábados, dentro dos festejos das comunidades, saímos em missão na comunidade que se encontra em festa. Criamos o dia da missão, onde uma vez por mês três pastorais de nossa comunidade saem unidos para realizarem um trabalho de visitas missionárias.  Neste mês de Maio, já fizemos dois encontros de animação missionária, com o intuito de resgatarmos os setores e os missionários que estavam adormecidos. Em Julho, no período de 01 a 06 estaremos realizando em toda a paróquia a Semana Missionária. Já, em outubro teremos as missões jovens onde tentaremos realizar um final de semana missionário apenas com as forças jovens. Tudo isso é missão, é a manifestação de uma Igreja que não está parada, mas trabalhando para a melhor propagação do Nome Grandioso de Deus.
            É de nosso conhecimento que em Semanas Missionárias os missionários são identificados por alguns símbolos, dentre eles, cito: camisas, cruzes, bolsas, crachás, chapéus, terços e outros. Nós que somos missionários, sentimos alegria de podermos mostrar por meio de um objeto religioso e católico que somos MISSIONÁRIOS DE CRISTO, afinal, queremos evangelizar de todas as formas possíveis, tais como: por meio de nosso vestir, andar, falar, cantar, sorrir, etc. Em nossa paróquia dedicada a Nossa Senhora do Carmo, não faremos diferente nas Santas Missões. Já está em nossas mãos o Símbolo que marcará o nosso trabalho missionário, ou seja, o terço e o cordão com o crucifixo que será posto no peito de cada missionário no dia do envio para o trabalho de evangelização. Estes símbolos estão em sintonia com o período forte de missão em que vive o nosso país, ou seja, com a Jornada Mundial da Juventude. Na cruz encontraremos uma pintura com as cores azul, amarela, verde e vermelha que representam as cores dos continentes, simbolizando a missão que deve se fazer presente em todas as partes de nosso globo. Além, da camisa que marcará a nossa Igreja como uma Igreja em missão. Portanto, é chegada a hora da grande mobilização missionária. Animemo-nos e saiamos de nossas casas para esta vivência forte de caminhadas, visitas, encontros e celebrações. Que Deus abençoe cada um de nós batizados e missionários! Amém! Nossa Senhora das missões, rogai por nós!
Pe. Antônio Denilson de Sousa
Pároco de Taperuaba - 17/06/2012

0 comentários:

Postar um comentário