segunda-feira, 8 de abril de 2013

IRMÃ ROSÁLIA MENDES PEREIRA, mais uma Santa no Céu.



 IRMÃ ROSÁLIA MENDES PEREIRA
Pela manhã desta segunda-feira fomos surpreendidos pela notícia da páscoa eterna de nossa ilustre filha de Taperuaba Irmã Rosália. Junto a família, toda a paróquia se une em oração. Vá em Paz, irmã!
Segue a Biografia de nossa filha taperuabense. 
Nasceu em Taperuaba aos 28 de abril de 1925. Ao despontar dos seus sete anos de idade já mostrava maturidade em seus atos. Fazia questão de ser uma menina criteriosa e bem comportada.
Aos oito anos começou a ajudar sua mãe, seu grande e verdadeiro exemplo, nos trabalhos domésticos e isto causava grande contentamento e alegria a ambas. Sempre muito honesta e compadecida dos aflitos, humilde e pronta a perdoar sabia colocar-se constantemente nas mãos de Deus para realizar a Sua vontade.
Com dez anos foi convidada para fazer com várias pessoas uma Via Sacra diariamente durante a Quaresma. Estas reflexões sobre a Paixão de Cristo tocaram-na profundamente. Sempre gostou de ler e, por isso, teve a facilidade de encontrar bons livros, sobretudo espirituais, que tinham servido de uso para seu tio João de Deus que frequentara o Seminário. Estas leituras ajudaram-na bastante a adquirir conhecimentos acerca de sua religião.
Chegado os dezesseis anos sentiu que deveria tomar nova atitude de conduta. Deixou de dançar; passou a rezar mais e sentiu-se atraída ao convívio mais íntimo com Deus. Com sua permissão Jesus foi iluminando ainda mais seus passos;
Aos dezessete anos entrou no Apostolado da Oração e procurava cumprir a risca todas as recomendações desta Irmandade. Com dezenove anos ingressou na Pia União das Filhas de Maria e aí se sentiu muito bem, encontrou-se. Amava as reuniões, retiros, missas festivas e outros momentos. Foi neste jardim de flores espirituais que veio desabrochar sua vocação para a Vida Religiosa.
Anos depois, entrou para a Congregação das Missionárias Reparadoras do coração de Jesus. Nesta Congregação recebeu tudo o que necessitava para sua ascensão espiritual.
Sobral, 19 de janeiro de 1981.
Irmã Rita Mendes Pereira (Irmã Rosália).
OBSERVAÇÃO: Relato da Irmã Odete Neves do Nascimento sobre Irmã Rosália.
Em 1957, Rita Mendes Pereira, foi convidada e recebida pelo Revdo. Pe. Joaquim Arnóbio de Andrade, na Casa Santo Antônio, Rua Padre Fialho, para integrar um grupo de quatro candidatas convidadas a serem co fundadoras da Congregação das Missionárias Reparadoras do coração de Jesus que estava em gestação no coração e mente de seu Fundador . Pe. Joaquim Arnóbio de Andrade. Num gesto de ardor, coragem e heroísmo ela soube superar as barreiras dos sofrimentos que costumam acompanhar a fundação de uma Congregação Religiosa.
Em 1958 é admitida ao Noviciado e recebe o nome de Irmã Rosália.
Em 1959, emite os seus primeiros votos religiosos, com as demais irmãs da primeira turma de Professas da Congregação.
Em 1959, foi como Superiora, abrir a primeira Casa da Congregação, no interior, na Paróquia de Senador Sá, dirigindo uma Escola Primária, o Patronato Nossa Senhora do Amparo.
Em 1961, por determinação do Fundador – Pe. Arnóbio, foi a Recife fazer um estágio de formação, com as Irmãs Salesianas. Ao regressar assumiu o Noviciado como Mestra de Noviças, em Sobral-Ce.
Em 1962, foi solicitada para uma segunda abertura de casa em Cariré- Ce onde foi como Superiora e Diretora do Patronato Cel. Rodrigues dos Santos de propriedade da Paróquia, e que estava sendo inaugurado e entregue a administração das Religiosas Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus.
Em 1963, regressa ao Noviciado em Sobral, como Mestra das Noviças.
Em 1963, quando realizou-se o primeiro Capitulo Geral da Congregação, foi eleita Superiora Geral para governar em comunhão com o Fundador.
Em 1970, foi como Superiora, administrar o Asilo Santa Isabel na cidade de Guaratinguetá no estado de São Paulo.
Em 1971, assumiu como Superiora, a administração da Casa da Criança, no Rio de Janeiro Teve a oportunidade de continuar seus estudos na Universidade Federal do Rio de Janeiro, formando-se em Pedagogia com especialização em Administração Escolar.
Em 1976, regressou ao Ceará e foi nomeada Superiora e Diretora do Centro de Educação Santo Antônio em Sobral Ceará onde exerceu suas atividades por mais de vinte anos quando seu estado saúde reclamou por repouso.
Aos 84 anos de idade escreveu um livro intitulado TAPERUABA ORIGEM E EVOLUÇÃO, realizando, assim, um grande desejo que alimentava há anos de registrar a memória de tantas pessoas e fatos inesquecíveis.
Taperuaba, 08 de abril de 2013.

0 comentários:

Postar um comentário