sábado, 23 de março de 2013

Papa Francisco visita antecessor, Bento XVI, em encontro histórico


Foi a primeira vez em 600 anos que um Papa pôde encontrar antecessor; os dois rezaram, trocaram presentes e conversaram reservadamente.

Neste sábado (23), o vilarejo de Castel Gandolfo, na Itália, recebeu um momento histórico. Em 600 anos, foi a primeira  vez em que um Papa pôde encontrar o seu antecessor.
Uma imagem única no nosso tempo: dois Papas que se encontram, vestidos de Papa. Bento XVI saiu do recolhimento e sorridente foi receber o seu sucessor no heliporto da Villa Pontifícia, em Castel Gandolfo.

Francisco desceu do helicóptero alegre e foi na direção do seu antecessor para o abraço histórico.

O Papa emérito e o Papa em atividade seguraram as mãos um do outro, afetuosamente. Depois foram juntos para a capela do palácio de verão. Bento XVI quis dar o lugar de honra a Francisco. Mas o papa argentino pediu que os dois ocupassem o mesmo banco para rezar. “Somos irmãos”, declarou Francisco.

Os dois trocaram presentes. Bento XVI ganhou um ícone de Nossa Senhora da Humildade.  Segundo Francisco, o Papa emérito deu lições de humildade e ternura no seu pontificado.

Os dois papas se fecharam na biblioteca por 45 minutos. O conteúdo da conversa permanecerá secreto. Mas se sabe que eram muitos os temas a ser discutidos: as reformas na cúria, o que fazer com o Banco do Vaticano, o Caso Vatileaks, sobre denuncias de corrupção e falta de transparência na administração da Santa Sé.

Padre Lombardi, o porta-voz do Vaticano, lembrou que o Papa emérito fez a promessa de obediência ao novo pontífice e definiu o encontro como uma profunda comunhão, que pode trazer serenidade aos católicos e à humanidade.
Francisco e Bento XVI passearam um pouco depois do almoço. Foram eles que autorizaram a divulgação das imagens do encontro. É possível que neste sábado (23), dia extraordinário para a Igreja, comece uma colaboração fixa e sem precedentes entre dois papas.

0 comentários:

Postar um comentário