TEMA GERAL:
MANDAMENTOS: “CAMINHO DE INTEGRAÇÃO DO AMOR DE DEUS COM O AMOR DO PRÓXIMO"
9º DIA - 15/07/2011:
SUB-TEMA: "Todo aquele que olha para uma mulher com desejos libidinosos já cometeu adultério com ela em seu coração!" (Mt. 5,28)
PRESIDENTE: Pe. Emídio Moura (Reriutaba)
CONCELEBRANTE: Pe. Denilson,
SEMINARISTAS: Elmir (Taperuaba), Elder (Bela Cruz) e Adailton (Santa Quitéria)
TEXTO BASE: Ex. 20, 2-17
EVANGELHO: Mt. 5,27-30
REFLEXÃO:
Pe. Emidio iniciou sua pregação falando da lei. Moisés recebeu de Deus a missão de organizar a vida social das pessoas, a convivência, pois o outro sente, vive, interpreta diferente e isso é que torna difícil a comunicação entre os povos. Depois se referindo ao tema do dia nos falou que devemos respeitar o marido e a mulher do próximo, sua dignidade, olhar com respeito, amor e dedicação e para isso precisamos de uma força interior que controla o comportamento e não o coração, a força do Espírito Santo. Devemos olhar com a pureza do coração para um irmão, colocar uma ordem na nossa dimensão erótica, não olhar para quem fala, mas olhar para a presença de Deus na vida do outro. O importante não é termos tudo, mas sim aprendermos a ser plenos. Sejamos felizes com aquilo que temos e somos assim conseguiremos ser fieis e transformarmos amor em fidelidade e fidelidade em compromisso, pois quando o olhar é puro, tudo se torna puro. E concluiu: a fidelidade consiste na simplicidade de ser pleno na vida que estou vivendo e cumprir o nono mandamento é isso: lembrar da proibição; ser pleno e acreditar que Deus é aquele que está sempre conosco e nunca falta.
REFLEXÃO DA TEMÁTICA (LIVRO DE FORMAÇÃO)
1. O que exige o nono mandamento?
O nono mandamento exige vencer a concupiscência carnal nos pensamentos e nos desejos. A luta contra a concupiscência passa pela purificação do coração e pela prática da virtude da temperança.
2. Que proíbe o nono mandamento?
O nono mandamento proíbe cultivar pensamentos e desejos relativos às ações proibidas pelo sexto mandamento.
3. Como chegar à pureza do coração?
O batizado, com a graça de Deus, em luta contra os desejos desordenados, chega à pureza do coração mediante a virtude e o dom da castidade, a pureza de intenção e do olhar exterior e interior, com a disciplina dos sentidos e da imaginação e pela oração.
4. Quais as outras exigências da pureza?
A pureza exige o pudor, que, preservando a intimidade da pessoa, exprime a delicadeza da castidade e orienta os olhares e os gestos em conformidade com a dignidade das pessoas e da sua comunhão. Ela liberta do erotismo difuso e afasta de tudo aquilo que favorece a curiosidade mórbida. Requer uma purificação do ambiente social, mediante uma luta constante contra a permissividade dos costumes, que assenta numa concepção errônea da liberdade humana.
0 comentários:
Postar um comentário