domingo, 17 de julho de 2011

FESTA N. SRA. DO CARMO

TEMA GERAL:
MANDAMENTOS: “CAMINHO DE INTEGRAÇÃO DO AMOR DE DEUS COM O AMOR DO PRÓXIMO"

10º DIA - 16/07/2011:

SUB-TEMA: “Jesus disse a seus discípulos: amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. (Jo. 13,34)
PRESIDENTE: Dom Odelir (Bispo da Diocese de Sobral)
CONCELEBRANTE: Pe. Denilson
SEMINARISTAS: Elmir (Taperuaba)
TEXTO BASE: Ex. 20, 2-17
EVANGELHO: Jo.13, 31-35
           
REFLEXÃO:
Em sua reflexão Dom Odelir falou dos 10 mandamentos, citando o maior deles que é “Amarás o Senhor Deus com toda a tua alma e com todo teu coração” e o 2º: “Ama ao teu próximo como a ti mesmo”. Amar como Jesus não é fácil, mas não é impossível, é só abrirmos o nosso coração, pois se Jesus está em nós e vivemos essa experiência de amor seremos capazes de amar e perdoar. O perdão nos dar a mudança de nossas vidas e daí passamos a acreditar que podemos ser e ver a pessoa melhor do que ela é. Em seguida direcionou sua pregação a Maria Santíssima: olhando para a mãe do salvador, podemos seguir seus passos e o seu exemplo, amar nossa mãe e rezar a ela é voltarmos os olhos para Jesus. O nosso amor precisa ser purificado, passar pela proteção de Maria, pois estando próximo de Maria, mais estaremos em comunhão com Jesus e estando em comunhão com Jesus estaremos com Maria. Para finalizar citou a canção de Pe. Zezinho:
                     OLHAR PARA MARIA
Olho para as imagens de Maria, mas não falo com elas.
Maria não está lá.
Vou ao templo a ela dedicado, mas não falo olhando para a sua imagem.
Maria não está lá.
Tenho imagens dela no meu escritório e no quarto,
mas não falo com suas imagens.
Maria não está lá.
Canto sobre Maria e para Maria, sem olhar para sua imagem.
Maria não está lá.
Em geral, olho a escultura, depois perco os olhos no infinito,
às vezes os fechos e imagino Maria, lá onde ela está,
no colo infinito de Deus, ao lado de seu divino Filho.
Então eu lhe digo coisas. E peço que interceda por mim,
porque, de Jesus e de orar e interceder, Maria entende mais.
Não sou um cristão mariano, sou um cristão Cristocêntrico,
mas exatamente por colocar o Cristo Jesus o tempo todo no centro da minha fé
tornei-me também mariano.
Percebo Maria, porque, quem está perto de Jesus nunca está longe de Maria, assim como quem está perto de Maria nunca está longe de Jesus.
A um amigo de outra religião que me perguntou por que sou cristão falei de Jesus. Sou cristão por causa dele, não por causa dos seus santos. Mas sou-lhe grato pelos santos que ele nos deu. 
A outro amigo que me perguntou por que fiz tantas canções para Maria, respondi que nunca ouvi dizer que um filho não gostasse de ver sua mãe elogiada.
Maria não é deusa, mas nunca ninguém neste mundo esteve tão perto de Deus quanto ela. Afinal, o Filho de Deus morou no seu ventre por nove meses e esteve lado a lado com ele por mais de trinta anos.  Maria é cristocêntrica. Ela aponta o tempo todo para o centro que é Jesus e este, para a Santíssima Trindade. 

REFLEXÃO DA TEMÁTICA (LIVRO DE FORMAÇÃO)
Jesus disse aos discípulos: «Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei» (Jo 13, 34).
            Respondendo à questão posta sobre o primeiro dos mandamentos, Jesus disse: «O primeiro é: "Escuta, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças!". O segundo é este: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Não há outro mandamento maior do que estes» (Mc 12, 29-31).
E o apóstolo São Paulo lembra: «Quem ama o próximo cumpre plenamente a lei. De fato: "Não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás", bem como qualquer outro mandamento, estão resumidos numa só frase: "Amarás ao próximo como a ti mesmo". O amor não faz mal ao próximo. Assim, é no amor que está o pleno cumprimento da lei» (Rm 13, 8-10).

0 comentários:

Postar um comentário