terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O ano Litúrgico.

O Ano Litúrgico é o "calendário religioso". Por ele, o povo cristão revive anualmente todo o Mistério da Salvação centrado na Pessoa de Jesus, o Messias. O Ano Litúrgico contém as datas dos acontecimentos da História da Salvação; contudo, não coincide com o ano civil, que começa no dia primeiro de janeiro e termina no dia 31 de dezembro. O Ano Liturgico, por sua vez, começa com o Primeiro Domingo do Advento e termina na última semana do Tempo Comum, onde se celebra a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo ( Cristo Rei). Em outras palavras, ele começa e termina quatro semanas antes do Natal, cumprindo sempre três ciclos: A, B,e C. No Ano (ou ciclo) A, predomina a leitura do Evangelho de São Mateus; no Ano (ou ciclo) B, predomina a leitura do Evangelho de São Marcos e no Ano(ou ciclo) C, predomina a leitura do Evangelho de São Lucas. O Ano Litúrgico é composto de diversos "tempos litúrgicos" e sua estrutura é a seguinte:

Tempo do Advento
Inicio: Primeiro Domingo do Avento
Término: 24 de dezembro, à tarde.
Esse tempo é dividido em duas partes: do início até o dia 16 de dezembro, a Igreja se volta para a segunda vinda do Salvador, que vai acontecer no fim dos tempos. A partir do dia 17 até o final, a Igreja se volta para a primeira vinda do Salvador, que se encarnou no ventre de Maria e nasceu na pobre gruta de Belém.
Duração do tempo: quatro semanas
Espiritualidade: esperança
Ensinamento: anúncio da vinda do Messias
Cor: Roxa
O terceiro Domingo é chamado Domingo "Gaudete", ou seja, Domingo da alegria. Essa alegria é por causa do Natal que se aproxima. Nesse dia, pode-se usar cor-de-rosa. É uma cor mais suave.
Personagens bíblicos mais lembrados nesse tempo: Isaías, João Batista e Maria.
O Símbolo mais comum desse Tempo é a Coroa do Advento, com quatro velas a serem acesas a cada Domingo.
Outras anotações: usa-se instrumentos musicais e ornamenta-se o altar com flores; porém, com moderação. A recitação do Hino de Louvor ( "Glória a Deus nas alturas") é omitida.
Tempo de Natal
Início: 25 de dezembro
Toda semana seguinte a esse dia é chamada Oitava de Páscoa. São dias tão solenes quanto o dia 25.
No primeiro Domingo após o dia 25 de dezembro, celebra-se a Festa da Sagrada Família; porém, quando o Natal do Senhor ocorrer no Domingo, a Festa da Sagrada Família se celebra no dia 30 de dezembro.
No dia 01 de Janeiro, celebra-se a Solenidade da Santa Maria, Mãe de Deus.
No segundo domingo depois do Natal( entre 2 e 8 de janeiro), celebra-se a Solenidade da Epifania do Senhor.
No domingo seguinte à Epifania ocorrer no Domingo 7 ou 8 janeiro, a Festa do Batismo do Senhor é celebrada na segunda-feira seguinte.
O Tempo do Natal termina com a Festa do Batismo do Senhor.
Cor: Branco
Espiritualidade: Fé, alegria, acolhimento
Ensinamento: O Filho de Deus se fez Homem
Símbolos: presépio; luzes
Coroa do Advento e as velas
 Desde a sua origem a Coroa do Advento possui um sentido especificamente religioso e cristão: anunciar a chegada do Natal, preparar-se para a celebração do Santo Natal, suscitar a oração em comum, mostrar que Jesus é a verdadeira luz, o Deus da Vida que nasce para a vida do mundo.
                                                    

O círculo – A coroa tem a forma de círculo. Este é símbolo da eternidade, da unidade, do tempo que não tem início nem fim, de Cristo, Senhor do tempo e da história. .Sinal de Aliança.

Os ramos verdes – Os ramos verdes que enfeitam o círculo são símbolos que representam esperança, persistência, imortalidade, vitória sobre a morte. O verde é sempre símbolo de esperança e vida.


As velas e a cor das velas – Quanta a discussão sobre a cor das velas! No início do uso da Coroa de Advento tratava-se simplesmente de velas ou de velas coloridas. O importante era a coroa de luzes. O ato de acender a cada domingo uma vela significa a progressiva aproximação do Nascimento de Jesus, a progressiva vitória da luz sobre as trevas.


Não existe qualquer prescrição nos livros litúrgicos sobre a Coroa de Advento e a cor das velas. Mas a partir da história, vários significados com relação as cores da velas foram aparecendo:

1. Todas brancas, isto é, a cor das velas de cera.
2. Todas de cor vermelha, foi o que apareceu na Suécia. Vermelho símbolo do amor e do martírio por amor. Jesus é vitorioso através do testemunho de amor ao Pai e os homens por sua morte na Cruz.
3. Três velas de cor roxa e uma de cor rosa, as cores dos domingos do Advento. O roxo para indicar penitência, a conversão a Deus e o rosa como sinal de alegria pelo próximo nascimento de Jesus, usada no 3º domingo do Advento, domingo “Gaudete” (Alegrai-vos).
4. Quatro velas de cores diferentes. Tradição que surgiu na Áustria contempla uma vela de cada cor, roxa, vermelha, rosa e branca. Não há uma explicação ou norma que se deve seguir estas cores, mas o significado poderiam ser:
a) A primeira vela seria roxa, indica o Tempo do Advento, tempo de penitência e conversão.
b) A segunda vela, de cor vermelha, pode estar ligada a João Batista, que prega a penitência e mostra presente entre as pessoas o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
c) A terceira vela, de cor rosa, tradicionalmente está ligada ao terceiro Domingo do Advento e, é sinal de alegria pela próxima vinda do Senhor.
d) A quarta vela, de cor branca, podemos ligá-la à Virgem que conceberá e dará à luz um filho.

0 comentários:

Postar um comentário