Santa Missa celebrada pelo Pe. Martins na festa de N.S. do Carmo dia 12/07
Homilia Pe. Martins
Nesta festa de Nossa Senhora do Carmo, a Paróquia de Taperuaba está completando cem anos de sua criação como capela da Paróquia de Santo Antônio de Aracatiaçu, e desde já todos os paroquianos se alegram com esta dará comemorativa.
Ela foi criada sob a proteção de Nossa Senhora do Carmo, pelo Pe. Catão, em Setembro de 1912, pertencendo, portanto, à Paróquia de Santo Antônio do Aracatiaçu, época em que a mesma pertencia à Diocese de Fortaleza.
Durante estes cem anos de caminhada, a capela foi comandada pelos Párocos de Santo Antônio do Aracatiaçu, dos quais posso citar: Pe. Catão, Pe. Moésia, Pe. Egberto, Pe. Odilon marinho, Pe. Gonçalo de Pinho Gomes, Pe. Martins de Medeiros, Pe. Egberto, Pe. Manoel Rodrigues da Silva, Pe. João Jesuíno Marques, Pe Eufrázio da Silva Filho, Pe. Manoelito Quinto Vieira. Ao transforma-se em Paróquia. Através do Decreto de Dom Antônio Fernando Saburido, passou a ser dirigida pelo Pe. Antônio Denílson de Sousa, que vem trabalhando incansavelmente na formação de uma plêiade de missionários, que hoje exercem seus trabalhos neste centenário da construção desta igreja, durante este ano de 2012.
Neste cem anos a capela de Nossa Senhora do Carmo, que hoje é Paróquia, vem cumprido a sua missão de Mãe e Mestra, de acordo com a missão universal da igreja, como falou João XXII, na sua encíclica “Mater et Magistra”. Como mãe esta paroquia gerou capelas e padres como: a Capela de Bilheira, e Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Bairro de Vassouras; gerou Pe. Emídio Moura Gomes e Pe. Raimundo Nonato Leonardo Bastos que são filhos desta terra; Ministros da Eucaristia e agentes de pastoral; Comunidade eclesiais de base e movimentos de formação de leigos; Lideres rurais e evangelizadores; Há anos hospéda a congregação religiosa, das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus. Criou também Associações Pias, como Zeladoras do Apostolado da Oração; centros Bíblicos e obras de assistência social bem como a criação de Cursilistas. Exerceu e continua exercendo a função de Mãe espiritual sobre centenas de milhares de pessoas renascidas pelo batismo, fortalecidas pela Unção do Espirito, renascidas pelo batismo, fortalecidas pela unção do Espirito, reconciliadas pelo perdão, alimentadas pelo Pão Eucaristico, abençoadas no amor matrimonial e confortadas pela unção dos enfermos.
Como professora admirável a paróquia de Taperuaba tem sido uma Escola perene, tendo ministrado milhões de aulas para milhões de discípulos nas escolas que criou,, como; na Escola Francisco Monte e nos colégios: Ginásio Inácio Pinto e Escola Cesário Barreto Lima. Ensinou a todos que Jesus Cristo é o caminho, a verdade, e a Vida e que o amor é a razão suprema do nosso viver, já que todos somos irmãos, e que fé é que nos abre à compreensão do mundo e, que a Bíblia Sagrada é o livro didático mais importante que o mundo já conheceu. Ensinou-nos que Deus é nosso pai, que seu Filho Jesus Cristo é nosso irmão e que o Espirito Santo é a força inspiradora de todos os nossos atos. Foi esta capela que nos fez compreender que os corpos ressuscitam, que o s mortos vivem, que a alma se alimenta pelo ouvido e que o fim absoluto do homes é o gozo da visão divina.
Como Mestra, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em sua didática, tem utilizado os mais diversos métodos pedagógicos e as mais variadas técnicas de ensino: A palavra oral, reuniões e assembleias, cursos e palestras, sermões e homilias, aulas de catecismo e de formação Cristã, permanecendo sempre firme, tanto na escola primária, como no ensino secundário, no aconchego dos lares e nas praças públicas, na intimidade pessoal das consciências e nas agitações das multidões, mesmo nos pequenos grupos. Tudo isso a capela de Nossa Senhora do Carmo fez, e continua a fazer, para levar a mensagem de Cristo, como orientação para o seu povo. Por isso, ao comemorarmos hoje o seu centenário de criação da capela, hoje paróquia, nos associamos às alegrias deste evento, enquanto fazemos votos de que ela continue a sua trajetória de paz e que seja abençoada e protegida constantemente por Nossa Senhora do Carmo, e que Pe. Antônio Denílson de Sousa seja abençoado e iluminado para conduzir esta Paróquia com força e coragem a fim de que ela continue a desempenhar a sua missão de Instaurar aqui o Reino de Deus, um Reino de Amor, Justiça, Paz e Verdade.
0 comentários:
Postar um comentário